BIOGRAFIA


CURRÍCULO ARTISTICO


Mártio  -  pintor, ceramista - está representado em colecções particulares no País e no estrangeiro.
Desde muito cedo mostrou tendência para as Artes Plásticas: modelação em barro e desenho a carvão.
Revela publicamente a sua criatividade participando em concursos de artes plásticas, onde ganha prémios que lhe reforçam o gosto pelas Artes e o estimulam a experimentar outros materiais: aguarela, guache e, mais tarde o óleo.
Autodidacta, muito interessado em aprofundar os seus conhecimentos de arte, viaja pelo estrangeiro, visita os grandes Museus da Europa e toma contacto com as obras dos grandes Mestres da Pintura. Em Paris troca experiências com outros artistas e experimenta novas técnicas.
Acreditando que a pintura é uma forma de despertar consciências para as mais diversas situações do real, os seus quadros pretenderam, numa 1ª fase, retratar os modos de vida dos mais desfavorecidos, o que na altura não foi bem aceite pelo poder político.
Em 1963, faz a primeira exposição individual, na Costa de Caparica.
Em 1968, os seus trabalhos são aceites na Galeria Archote, na Av. da Liberdade - considerada na altura uma das melhores galerias de Lisboa - onde expõe ao lado dos pintores Artur Bual, Arnaldo Ferreira, Man e outros. Diversos quadros são adquiridos por coleccionadores nacionais e estrangeiros. É convidado a manter os seus trabalhos patentes ao público, o que veio a concretizar-se até ao encerramento definitivo da Galeria, na década de 70. Em 1970, mantém igualmente uma Exposição na Galeria Panorama na Damaia.
Desde essa data, os seus trabalhos - de cerâmica e pintura - têm sido mostrados em dezenas de exposições individuais e colectivas.
Sempre fiel à pintura figurativa, e sem qualquer preocupação em seguir estilos definidos, os seus quadros mostram uma pintura de tendência impressionista e surrealista, passando pelo realismo e neo-impressionismo.



CURRÍCULO PESSOAL


Mário Ribeiro Martins ( Mártio ) - Nasceu em 1939 no Concelho de Almada - freguesia da Cova da Piedade - e reside actualmente na Vila da Sobreda de Caparica.
Foi funcionário do Arsenal do Alfeite onde ingressou em 1958 como administrativo. Na década de 60 recebe formação como Programador, Analista de Aplicações e Analista de Sistemas no Centro de Estudos da IBM e formação como "System Engeneering" ministrada pela National Computer Center (da Grã-Bretanha).
Foi profissional de informática até 1992.
Para além da actividade profissional e seguindo o exemplo de seu pai (fundador do Clube Recreativo Piedense), desde muito jovem dedicou o seu tempo livre em defesa do movimento associativo, passando por várias colectividades que defendeu sempre com paixão e onde deixou sinais da sua passagem.

No Clube Recreativo Piedense
-Desempenhou funções de bibliotecário;
- Fez parte da Comissão de Festas;
- Foi responsável pela organização de diversos eventos e também responsável pela decoração temática do Salão de Festas.

No Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro
- Fez parte do Grupo de Teatro, onde representou e foi o autor dos diálogos e rábulas da revista "Fantasia na Noite" que também ensaiou.
  
Na Sociedade Filarmónica União Artística Piedense
- Foi dirigente da Secção de Campismo,
- Lutou durante 6 anos junto das entidades oficiais pela cedência de um terreno, para a construção do Parque de Campismo na Costa de Caparica, ignorando as opiniões dos mais sépticos e alguns avisos ameaçadores da Polícia Política aconselhando à desistência desse sonho. Finalmente em 1973, contra tudo e contra todos, o sonho tornou-se realidade.
- Concebeu todo o projecto do Parque de acordo com as Leis vigentes. Foi responsável por toda a documentação necessária para o seu licenciamento e construção.
- Construiu a maqueta das edificações, para orientação do construtor.
- Acompanhou e orientou a primeira fase da construção.
- Foi homenageado com o Diploma de Mérito pelos Relevantes Serviços prestados ao Campismo.

Na Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo
- Foi director delegado da Federação aos Acampamentos Desportivos.
- Elaborou as "Normas para a realização de Acampamentos Desportivos"
- Colaborou na proposta de candidatura ( ganha por Portugal ) para a realização do Acampamento Internacional "Rally FICC" .
- Foi o dirigente responsável pela gestão, organização e melhoramentos no parque de Campismo de Santo André, quando passou para a posse da Federação.
-Supervisionou a construção do Parque de Campismo do Castelo do Bode até à sua inauguração.
- Participou no inicio da construção do Parque de Campismo de Penacova.

Na Associação Portuguesa de Informática
- Foi Sócio fundador e director da Associação Portuguesa de Informática após a extinção da Associação Portuguesa de Mecanografia

Na Associação Portuguesa de Criatividade (ex-Associação Portuguesa de Inventores)
- Foi seleccionado para representar Portugal no "Salon Mondial de L'Inventions" em Bruxelas e no "Salon International des Inventions et des Techniques Nouvelles" de Genebra, onde conquistou duas medalhas de prata.

Foi colaborador da Revista lisboeta "Boa Noite", do jornal da Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo e do Jornal de Informática da A.P.I.

Actualmente, entre outros hobbies, dedica o seu tempo a tudo o que tenha a ver com Artes Plásticas, particularmente no que se refere a desenho, pintura e cerâmica.

 

Sem comentários: